sábado, 19 de julho de 2014

A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo"



Título: A Guerra dos Tronos

Autor: George R. R. Martin

Título original: A Game of Thrones

Tradução: Jorge Candeias

Série: As Crônicas de Gelo e Fogo

Editora: LeYa

2010






      Começar uma série de livros não é tarefa fácil. Quem dirá começar uma série de livros medievais que tenha originalidade. Certamente isso não impediu George Martin de começar seu próprio épico, já que As Crônicas de Gelo e Fogo te impressionará até as últimas páginas.
      Há uma infinidade de eventos ocorrendo ao mesmo tempo, de modo que o leitor se perde no início do livro. É fácil se confundir também, com a quantidade abundante de nomes, já que desde os figurantes aos protagonistas, não passam despercebidos. A história se passa no continente Westeros, cujo é dividido em sete reinos com seus respectivos lordes. Entretanto, há um rei que possui domínio sob todos os outros.
      A trama começa a se desenrolar a partir do ponto em que o rei Robert Baratheon, faz uma longa viagem até Winterfell para nomear o lorde Eddard Stark Mão do rei – que nada mais é que a mão direita do rei.

“Aquilo que o rei sonha, a Mão constrói.”

     O autor então, nos leva à família Stark, que é a família protagonista do livro. O lorde Eddard – ou Ned – tem cinco filhos com a senhora Caetlyn, e também um bastardo. A princípio, Ned se recusa a aceitar o título de Mão do rei, entretanto ele percebe que a explicação para a morte do antigo dono do cargo, é muito mal explicada. Sendo assim, ele aceita o cargo e viaja para o sul junto com suas filhas, para ser a  Mão do rei e investigar o que se passa em Porto Real.
      O que Ned não previu são os problemas que ele irá enfrentar, já que supostamente, o inimigo está mais perto que ele pode imaginar. Há também os herdeiros do antigo rei, que podem ser uma grande ameaça. Eles são da casa Targaryen e supostamente, descendentes de dragões.
      Vale ressaltar a escrita do autor que é muito boa, e também a genial ideia de escrever capítulos curtos e narrados do ponto de vista de um personagem específico. De modo que o leitor se encontra preso à perspectiva daquele personagem.
      É bom saber que como toda história medieval, o livro possui conteúdo forte, já que o mesmo é destinado a adultos. Mas não deixa de ser um livro fantástico, uma fantasia envolvente e surpreendente. O autor consegue te introduzir em uma atmosfera totalmente inovadora, e quando achar que viu de tudo ele te surpreenderá.

Traições. Intrigas. Bastardos. Guerras. Segredos. E muito sangue. Isso é um pouco do que te espera neste primeiro volume dessa série. Que venha A Fúria dos Reis!

“Isto é a guerra, é assim que ela é, é este o preço do trono de ferro”


Nenhum comentário:

Postar um comentário